Matadouro Municipal deu início a Vila Mariana

26/09/2017 – Assessoria de Imprensa
 
Em setembro, um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo, a Vila Mariana, comemorou 122 anos de fundação. E tudo começou com a criação do Matadouro Municipal responsável pelo abastecimento de carne para cerca de 70 mil pessoas. Por incrível que pareça, com toda esta metrópole que vemos hoje, a Capital tinha esta quantidade de habitantes.
 
Com a instalação do Matadouro na Vila Mariana, escolhida por ser um local afastado da área urbana, surgiu um bairro que tornou-se ícone da Zona Sul paulistana. O jornal Diário de São Paulo, na edição do dia 24 de setembro, trouxe esta memória para a população reunindo curiosidades sobre a sua história.
 
“O Matadouro funcionou por 40 anos. A operação teve início em 1887 e o prédio foi instalado do lado da linha do trem que facilitava a sua distribuição. O prédio sobreviveu ao tempo e hoje abriga a Cinemateca Brasileira o que representa um respeito a história de São Paulo”, comenta o deputado estadual Ramalho da Construção (PSDB), que mora na região.

 

Um outro fator interessante da história do Matadouro Municipal, segundo o deputado Ramalho da Construção é que os bois que chegavam de trem, antes de serem processados pastavam na região que hoje é conhecida como Parque do Ibirapuera.

CAPACETE

<